Capoeira como prática esportiva
A capoeira traz muitos benefícios ao praticante pois a medida em
que o capoeirista mais pratica essa nossa arte ele mais se sincroniza com os
movimentos preparando gradativamente seu corpo para essa luta. Além da parte
física a capoeira é um esporte que conta com a musicalidade que cativa o
praticante. É muito oportuno lembrar que no início da prática o desportista se
vê deslumbrado mediante um tão vasto universo de movimentos a serem praticados
e devido a isso e aos movimentos iniciais serem mais simples o novo capoeirista
evolui rapidamente se empolgando com a prática deste esporte pelo menos até seu
primeiro ano de treino, quando os movimentos vão se tornando cada vez mais
complexos e sua evolução se torna visualmente mais lenta.
É
devido a todas estas vantagens que o novo capoeirista se impressiona e a
capoeira torna-se como um vício que neste instante pode assumir uma lacuna
importante na vida da criança, jovem e adolescente. Essa lacuna é rapidamente
preenchida pela prática da capoeira evitando a ociosidade que de um modo geral
é ruim pois no tempo vago que o adolescente procura ou é na maioria das vezes
induzidas a prática de atividades negativas a sua evolução como cidadão e ser
humano.
Para as crianças deficientes é um excelente modo de
introduzí-las a sociedade devido
a sua posição no grupo de capoeira por sua graduação e sua aceitação pelos
outros componentes do grupo. O deficiente mais que qualquer um sofre uma
evolução psicomotora incrível e sente-se confortado por sua importância como um
componente de um todo que seria o grupo de seus novos amigos, do grupo de
capoeira.
Para a criança carente e de rua que em sua maioria aprendeu em toda a
sua vida praticamente a violência devido ao excesso de ociosidade, a capoeira
vai preencher este tempo livre, trazer nova perspectiva de uma futura
profissão e
consequentemente um lugar na sociedade além de mostrar através do
relacionamento dos componentes de seu novo grupo de capoeira a amizade, o amor,
o companheirismo e na pior das hipóteses a tolerância.
É por isso que cada vez mais os capoeiristas se conscientizam que a violência
só denigre nossa arte capoeira e que um dos bens que esta luta nos traz a saúde
é o bom relacionamento com outras pessoas através de um sorriso, um abraço ou
um aperto de mão que muitas vezes nunca ocorreriam, devido à distância social,
econômica e cultural de muitos dos componentes de um grupo de capoeira.
A prática do esporte como a capoeira gera aumento da produção de endorfina
(substância própria do nosso corpo) que reduz o efeito analgésico, excitante e
tranquilizante estimulando sempre a constante prática do exercício. Diferente
dos outros esportes anaeróbicos, além da hipertrofia muscular, associado a
isso, a prática da capoeira aumenta a flexibilidade e alongamento da
musculatura, trazendo agilidade ao praticante.
A capoeira também gera uma melhora da "performance"
cárdio-respiratória, desenvolvendo a musculatura cardíaca e aumentando a
capacidade pulmonar, ou seja gerando uma maior resistência aeróbica ao
praticante.
A prática desta luta deve ocorrer com certa cautela a partir de simples
práticas profiláticas a contusões e problemas mais sérios. Isso pode ocorrer
através de prévias avaliações físicas feitas por um médico para detectar
patologias em potencial que podem se agravar. É muito importante também existir
o estímulo do professor e mestre de capoeira da prática do aquecimento e
alongamento antes de se iniciar o treino da capoeira propriamente dita.
A capoeira é um esporte completo devido a tudo descrito anteriormente no texto
que pode ser resumido em duas palavras: sincronia e equilíbrio de todas as
funções vitais que é sempre estimulado pela prática deste esporte. O
capoeirista para aprender um novo golpe ou movimento precisa desenvolver o uso
sincronizado de vários grupos musculares simultaneamente o que vai viabilizar o
uso destes também em práticas corriqueiras no dia a dia do praticante
diferentemente do praticante de musculação que trabalha isoladamente cada
função muscular. Por outro lado, deve-se ter muito cuidado pois a prática
indevida pode gerar lesões musculares bem como articulares, muitas vezes
irreversíveis que podem acarretar prejuízos ao praticante pelo resto da vida.
A capoeira traz muitos benefícios ao praticante pois a medida em
que o capoeirista mais pratica essa nossa arte ele mais se sincroniza com os
movimentos preparando gradativamente seu corpo para essa luta. Além da parte
física a capoeira é um esporte que conta com a musicalidade que cativa o
praticante. É muito oportuno lembrar que no início da prática o desportista se
vê deslumbrado mediante um tão vasto universo de movimentos a serem praticados
e devido a isso e aos movimentos iniciais serem mais simples o novo capoeirista
evolui rapidamente se empolgando com a prática deste esporte pelo menos até seu
primeiro ano de treino, quando os movimentos vão se tornando cada vez mais
complexos e sua evolução se torna visualmente mais lenta.

Para as crianças deficientes é um excelente modo de
introduzí-las a sociedade devido
a sua posição no grupo de capoeira por sua graduação e sua aceitação pelos
outros componentes do grupo. O deficiente mais que qualquer um sofre uma
evolução psicomotora incrível e sente-se confortado por sua importância como um
componente de um todo que seria o grupo de seus novos amigos, do grupo de
capoeira.
Para a criança carente e de rua que em sua maioria aprendeu em toda a
sua vida praticamente a violência devido ao excesso de ociosidade, a capoeira
vai preencher este tempo livre, trazer nova perspectiva de uma futura
profissão e consequentemente
um lugar na sociedade além de mostrar através do relacionamento dos componentes
de seu novo grupo de capoeira a amizade, o amor, o companheirismo e na pior das
hipóteses a tolerância.
É por isso que cada vez mais os capoeiristas se conscientizam que a violência
só denigre nossa arte capoeira e que um dos bens que esta luta nos traz a saúde
é o bom relacionamento com outras pessoas através de um sorriso, um abraço ou
um aperto de mão que muitas vezes nunca ocorreriam, devido à distância social,
econômica e cultural de muitos dos componentes de um grupo de capoeira.
A prática do esporte como a capoeira gera aumento da produção de endorfina
(substância própria do nosso corpo) que reduz o efeito analgésico, excitante e
tranquilizante estimulando sempre a constante prática do exercício. Diferente
dos outros esportes anaeróbicos, além da hipertrofia muscular, associado a
isso, a prática da capoeira aumenta a flexibilidade e alongamento da
musculatura, trazendo agilidade ao praticante.
A capoeira também gera uma melhora da "performance"
cárdio-respiratória, desenvolvendo a musculatura cardíaca e aumentando a
capacidade pulmonar, ou seja gerando uma maior resistência aeróbica ao
praticante.
A prática desta luta deve ocorrer com certa cautela a partir de simples
práticas profiláticas a contusões e problemas mais sérios. Isso pode ocorrer
através de prévias avaliações físicas feitas por um médico para detectar
patologias em potencial que podem se agravar. É muito importante também existir
o estímulo do professor e mestre de capoeira da prática do aquecimento e
alongamento antes de se iniciar o treino da capoeira propriamente dita.
A capoeira é um esporte completo devido a tudo descrito anteriormente no texto
que pode ser resumido em duas palavras: sincronia e equilíbrio de todas as
funções vitais que é sempre estimulado pela prática deste esporte. O
capoeirista para aprender um novo golpe ou movimento precisa desenvolver o uso
sincronizado de vários grupos musculares simultaneamente o que vai viabilizar o
uso destes também em práticas corriqueiras no dia a dia do praticante
diferentemente do praticante de musculação que trabalha isoladamente cada
função muscular. Por outro lado, deve-se ter muito cuidado pois a prática
indevida pode gerar lesões musculares bem como articulares, muitas vezes
irreversíveis que podem acarretar prejuízos ao praticante pelo resto da vida.
Capoeira na educação física
A
educação física passou por uma fase conflituosa, discutindo principalmente seu
objeto de estudo, o movimento corporal humano.
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Demonstrando aú de costas |
Esta trajetória da educação física, pode ser explicada dentro de duas
tendências: a racionalista e a irracionalista. A primeira sugere à Educação
Física uma racionalidade irracional que condena seu próprio objeto de estudo, o
movimento corporal humano, descartando-o exatamente quando o encontra, tornando
a aula de educação física apenas sobre o movimento e não uma aula com o
movimento. Sendo assim, o discurso sobre o movimento corporal humano passaria a
ser o objeto da Educação Física e esta perderia, conseqüentemente, a
oportunidade de se conduzir autonomamente.
A segunda, a irracionalista, critica a Educação Física pela sua robotização,
pelo estereotipo, mas se desorienta pela falta de um estudo teórico mais
rigoroso que reúne e hierarquiza os determinantes sócio-históricos do movimento
corporal humano e acaba atendo-se em espontaneísmo e praticas alternativa
libertadora. Tal processo promove uma alienação dos menos esclarecidos. Estes,
embriagados pelo culto do eu, confundem individualidade com individualismo e
são levados a tratar as praticas corporais como um fim em si mesmas.
Nestes últimos anos, a Educação Física Escolar vem sendo modificada em seus
aspectos metodológicos. Essas mudanças encaminham a pratica de novas atividades
escolares.
A capoeira, como uma dessas novas pratica, e enquanto instrumento da Educação
Física, vem ocupando seu lugar junto às outras atividades, na ajuda da formação
do homem contemporâneo. Apresentando se com amplas possibilidades,
principalmente no que se refere à integração dos aspectos físicos, psicológicos
e sociais.
!
Capoeira e o desenvolvimento
psicomotor
Estruturação
do Esquema Corporal
![]() |
Marcelo Aluno( Aprendendo Bico de papagaio) |
O esquema corporal é o elemento básico, indispensável para a formação da
personalidade da criança. é a representação relativamente global, cientifica e
diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo. Nos treinamento e durante
o jogo de capoeira, os golpes são executados usando praticamente todas as
partes do corpo. Golpes com membros superiores, como: cabeçada, galopante,
godeme, cotovelada; golpes com os membros inferiores, como: armada, martelo,
benção, meia lua de compasso; defesas usando a esquiva do tronco e da cintura,
e golpes que combinam as partes do corpo, como aú com role, rasteira, chapéu de
couro.
Alguns golpes, têm o mesmo nome do segmento do corpo: cotovelada, cabeçada,
joelhada, calcanheira. O fato de serem continuamente citados e treinados,
trabalha com as crianças, o esquema corporal.
O reconhecimento do corpo, é o inicio do conhecimento da capoeira.
Lateralidade
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Buscapé e Marcelo(Aluno) |
A lateralidade traduz a predominância motora, reportando-se aos
segmentos direitos e esquerdos. Esta relacionada com uma aceleração da
maturação do centro sensitivo motor de um dos hemisférios cerebrais.
Nas atividades sistemáticas durante as aulas, os movimentos são constantemente
executados para os lados destro e sinistro. Os capoeiristas, durante estas
atividades, não só reconhecem os dois lados, como também, aprendem a usa-los
individualmente e independentemente, descobrindo naturalmente que um lado
domina sobre o outro.
O bom capoeirista é aquele que diminui as diferenças de habilidade entre os
lados destro e sinistro. É aquele que, através da surpresa, criatividade e
domínio do corpo engana seu oponente com golpes variando os lados ou
combinando-o para dificultar as defesas do seu oponente e facilitar as suas.
Orientação
Espaço-temporal
Mestre Pebança-Teresina-PI (Iê Berimbau), Professor Buscapé |
Orientar-se no espaço e ver-se é ver as coisas no espaço em relação a si
próprio, é dirigir-se é avaliar seus movimentos e adapta-los ao espaço vivido e
desta forma situar e agir correspondentemente.
As aulas de capoeira podem ser ministradas em salas retangulares, quadradas,
redondas, em quadras, terrenos ou similares. Mas o jogo é feito normalmente em
rodas círculos formados por pessoas sentadas ou em pé.
Os movimentos são executados em todos os planos do corpo humano e em todas as
direções com o corpo rente ao solo ou solto no ar.
A eficiência dos movimentos consiste em aproveitar e respeitar corretamente a
distancia e o tempo, entre o ataque, contra-ataque e defesas.
O tempo de reação é uma qualidade bastante acentuada nos capoeiristas. Um
ataque fora da distancia e do tempo correto, facilita o contra-ataque do
oponente.
O treinamento o jogo de capoeira são feitos com participação do companheiro,
portanto, o capoeirista aprende a se posicionar também em relação ao
posionamento do companheiro.
Flexibilidade
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Parada de Mão |
É a mobilidade articular, mais a elasticidade muscular, ou seja capacidade de
um segmento dobrar sobre o outro, é a completa extensão do movimento em uma
articulação, a chamada amplitude pendular.
Possuir flexibilidade de articulação, era o que Mestre Bimba chamava de ter
juntas, "... mostre me tua junta, que lhe direi quem és", afirmava o
mestre.
Na capoeira, a flexibilidade torna imprescindível, pois é necessária para
aplicação da maioria de seus movimentos.
Os movimentos da capoeira por si só, podem desenvolver a flexibilidade.
Agilidade
Qualidade demudar rápida e efetivamente a direção de um movimento com destreza
e velocidade, tem uma correlação com a flexibilidade, potencia muscular,
equilíbrio, desenvoltura e poder de decisão. O capoeirista ágil desviava-se, em
tempo oportuno, dos golpes do adversário e não se deixava prender em nenhum
deles. Se o capoeirista ficasse preso em algum golpe, era a agilidade que o
capacitava a se safar, aplicando golpes imprevistos e rápidos, que não davam
tempo ao adversário de evita-los.
Equilíbrio
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Parada de Mão |
É a qualidade física conseguida por combinação de ações musculares com o
propósito de unir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da
gravidade. É intensamente desenvolvido na capoeira através dos seus movimentos,
ora apoiados nos membros superiores, ora apoiados nos membros inferiores,
também podem ser executados com o apoio da cabeça. As posições invertidas,
golpes giratórios e combinações de movimentos em um, dois, ou três apoios,
aprimoram o equilíbrio recuperado que é o mais difícil de ser alcançado. O
treinamento da capoeira em si desenvolve o equilíbrio.
Coordenação
Motora
Qualidade de sinergia que permite combinar a ação de diversos grupos musculares
para a realização de uma serie de movimentos com o máximo de eficiência e
economia. A coordenação é essencial ao capoeirista. Ela se desenvolve através da
pratica dos movimentos da capoeira, pois os mesmos exigem ações coordenadas,
que proporcionam um menor gasto de energia. O movimento fundamental da capoeira
é gingar e, através dela saem todos os demais movimentos. A ginga e suas
combinações evidenciam claramente a coordenação.
Ritmo
O nosso ritmo gímnico não pode ser importado, pois ele nasce de nossa alma,
como expressão de sentimentos que surgem. Ele facilita os movimentos belos e
harmoniosos, a economia e liberdade de movimentos, a expressão natural
autentica, a coordenação psicomotriz, estimula o trabalho físico e mental
econômico, diminuindo a fadiga e, conseqüentemente, melhorando o rendimento -
resultado. Na capoeira, a expressão rítmica é tão acentuada que pode ser
provocada durante uma roda, já que na mesma, o capoeirista toca, canta,
improvisa musicas e golpes. O bom capoeirista acompanha o ritmo do berimbau. O
ritmo do berimbau põe em jogo, integrados corpo e alma dos capoeiristas.
Destreza
Traduz a velocidade e a coordenação de movimentos, permitindo inclusive, o
domínio do corpo o seu deslocamento no espaço. A técnica proporciona movimentos
plásticos e artísticos, que de tão leves, parece que o capoeirista vai voar,
isto é destreza. Ela não só facilita a aplicação dos golpes, nos momentos
oportunos, como auxiliar o capoeirista a escapar em tempo hábil dos golpes do
adversário, e a substituir um golpe por outro, quando já iniciado. A agilidade
exerce relevante papel nesses casos, especialmente por ser a capoeira uma luta,
cujos golpes são dados muitas vezes de imprevisto, ou com a finta de uma
negaça.
Velocidade
Qualidade que permite a execução de uma sucessão rápida de gestos. As variáveis
mais usadas na capoeira são: velocidade de reação, acíclica e de segmentos. O
jogo da capoeira, que ora pode ser lento, ora rápido, determinado pelo toque do
berimbau, exige de sus praticantes movimentos combinados e sucessivos,
executados em todas as direções e muitas vezes, em alta velocidade, alem de
evidenciar um alto grau de coordenação, desenvolve a agilidade, destreza e
velocidade.
Resistência
Qualidade física que permite um continuado esforço, proveniente de exercícios
prolongados durante um determinado tempo. Dividem-se em aeróbica, anaeróbica e localizada. Na capoeira,
o treinamento pode ser aeróbico, a aula deve ser continua com repousos apenas
ativos. O controle da freqüência cardíaca é fundamental, a longa duração do
trabalho é a sua principal característica. O jogo aeróbico é no ritmo moderado
do toque de Angola e São Bento Pequeno.
A resistência anaeróbica na capoeira é desenvolvida
principalmente no jogo de Banguela ou São Bento Grande da Regional durante a
roda, onde o capoeirista joga em torno de um a dois minutos. Também pode ser
desenvolvida durante o treinamento onde se aumenta a intensidade e diminui o
tempo de execução, com pequenas pausas.
Já a resistência muscular localizada é
estimulada através das varias repetições de um mesmo movimento de capoeira.
Aumenta-se o numero das repetições em media e alta intensidade, ou sustenta-o
numa mesma posição por um tempo prolongado.
![]() |
Professor Xarel- Água Branca-PI, Professor Buscapé. |
Força
Capacidade de exercer tensão muscular contra uma resistência, envolvendo
fatores mecânicos e fisiológicos, os quais determinam a força em algum momento
especial. A
força é dividida em dinâmica e estática. A força dinâmica esta subdividida em
força máxima, força rápida e resistência da força.
Na capoeira a força rápida é bastante usada nos golpes, saltos e esquivas. A
resistência da força, tem um emprego anaeróbico e a força máxima não é usada na
capoeira. A força estática é exercida nas posições de equilíbrio,
principalmente invertido.
Descontração
Total ou Relaxamento Diferencial
É exercida em todos os momentos durante o jogo, principalmente na ginga, que é
uma peneiração constante do corpo com o fim de encontrar uma melhor posição
para o ataque e defesa, é a dança disfarçada de luta. O bom capoeirista
consegue relaxar durante a disputa.
Capoeira e o desenvolvimento
afetivo-social
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Entrega de cordas Projeto Social Buscapé Capoeira |
A
expressão afetiva de uma criança, antes da linguagem, é o gestor motor. A
afetividade é o território dos sentimentos, paixões, moções, por onde transitam
medo, sofrimento, interesse e a alegria. O desenvolvimento afetivo-social
envolve, basicamente todas as emoções da criança. é agindo e reagindo em
interação com os grupos sociais que a criança desenvolve sua afetividade.
A capoeira se manifesta dentro de uma tradição de roda, e se desenvolve dentro
de um verdadeiro cerimonial. O capoeirista aprende a respeitar e manter
tradições. Ao defender as tradições, a lutar contra a discriminação que envolve
a capoeira, afloram no capoeira sentimentos de amor, zelo, valorização e
responsabilidade.
A responsabilidade, liderança, cooperação e participação são incentivadas,
quando são incumbidas algumas funções ao capoeirista, dentro da academia como
exemplo. Na capoeira é comum um capoeirista precisar d outro. Durante os
treinos e jogos, todos são importantes: os jogadores, os tocadores, os cantores
e os batedores de palmas. No decorrer da roda, o rodízio é constante nestas
funções, valorizando igualmente todos, se, distinção de raça, nível social,
aspecto financeiro, intelectual ou religioso, quebrando assim, varias barreiras
para um melhor relacionamento.
As apresentações de capoeira desenvolvem no capoeirista a auto-estima,
auto-imagem e auto-realização ele se sente importante, valorizado, prestigiado
não só pelo mestre e seus companheiros, como também pelo publico. A imagem que
a criança tem si, influi em todo o comportamento futuro. A formação de uma auto-imagem
positiva é importante para a criança se relacione bem consigo mesma e com os
outros. A formação de uma auto-imagem negativa interfere no relacionamento da
criança com os grupos com os quais terá que conviver.
A auto-estima é alcançada quando o capoeirista adquire segurança e coragem
superando vários bloqueios anteriores como: medo e o complexo de inferioridade.
A valorização e o incentivo ao companheiro que se destaca, é um ato de
humildade e uma demonstração de afetividade muito importante entre os
capoeiristas.
A capoeira é recomendada as pessoas com dificuldade de
relacionamento, problemas na fala e também como terapia de controle de stress.
O jogo da capoeira traz ensinamentos importantes para o dia-a-dia dos seus
praticantes, como: autonomia, confiança e respeito.
Autonomia - o
capoeirista é responsável pelo seu ataque e defesa, pela sua integridade física
e do companheiro, e puxar um jogo mais agressivo é responsável por suas
conseqüências, não tem pais para ajudar.
Confiança -
os movimentos devem ser executados sempre com segurança, o capoeirista deve
confiar somente nos seus conhecimentos e habilidades.
Respeito -
o respeito às regras, aos companheiros a ao mestre é fundamental.
O capoeirista conhecendo a história da capoeira e vivenciando suas tradições,
passa a ter a responsabilidade de lutar e preservar sua cultura, dando
continuidade a libertação que começou nas senzalas e continua ainda hoje, não
só através do negro mas todas as pessoas que se sentem oprimidas, exploradas, e
que recebe a imposição de culturas importadas.
Fonte: capoeiraidalina, Diverças
Pesquisa, Formulação, edição gráfica, postagem:Buscapé Capoeira
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