Pular para o conteúdo principal

Capoeira e vitima de falso apoio

Isso e um fato vergonhoso, porem no mundo da capoeira e rotineiro acontecer essas coisas.
O período eleitoral está chegando e muitos educadores de capoeira se vendem por migalhas, sim migalhas para candidatos e esses candidatos usam a nossa imagem da capoeira dizendo que estão apoiando mais na verdade foi só uma apresentação de capoeira paga com suco e bolo, opa hoje está mais moderno, Refrigerantes, suco, bolo e salgados pelos menos isso evoluiu não é?
A capoeira tem que ser respeitada, ela vem sobrevivendo a seculos, passando por períodos difíceis e ainda nós deparamos com governos mentirosos iguais a estes. Infelizmente o apoio para a capoeira e praticamente zero, mais isso está também ligado diretamente ao capoeirista que infelizmente ainda não sabe que rumo seguir, uns puxam lado e outros para o outro e sempre olhando para o seu eu e nunca para um bem coletivos, poucos olham para um coletivo geral.
As campanhas estão chegando, as promessas também, convites e etc. Porém decidi neste mês seguir em frente como sempre segui, sozinho, se for para ajudar que seja uma ajuda certa, seria porque nós capoeirista merecemos respeito, fazemos o que os políticos deveriam fazer, fazemos o papel de educadores, professores, pai, mãe, amigo, irmão e tudo isso em 80% se não mesmo os 100% das vezes gratuitamente, estamos em 100% das áreas de risco, nas periferias em muitos dos casos colocando nossas vida em risco, mais nunca deixamos de fazer nosso papel de educador; sabem quanto ganhamos por isso? as vezes nada, as vezes R$400,00 por mês, as vezes R$300,00 por mês. Em quanto isso nossos políticos enchem seus bolsos.
A corrupção já estar dentro da cultura brasileira, já vem de muito tempo o chamado JEITINHO BRASILEIRO, esse jeitinho e que acaba conosco.
Vergonha desses governantes.
Governantes do Goias o minimo que vocês deveriam fazer e agora apoiar , já que quiseram como sempre crescer encima da capoeira. Quero ver isso acontecer.
Professor Buscapé
Teresina-PI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo Sobre o Berimbau!

Berimbau A Lenda do Berimbau Uma menina saiu a passeio. Ao atravessar um córrego abaixou-se e tomou a água no côncavo das mãos. No momento em que, sofregamente, saciava a sede, um homem deu-lhe uma forte pancada na nuca. Ao morrer, transformou-se imediatamente num arco musical: seu corpo se converteu no madeiro, seus membros na corda, sua cabeça na caixa de ressonância e seu espírito na música solene e sentimental. (Conto existente no leste e no norte africano) (Texto retirado da Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia) nº 80 de 1956. Origem A introdução deste instrumento no Brasil foi feita com a chegada dos negros Bantos, mais precisamente pelos Angolanos, cuja a cultura é uma das mais antigas de África. No entanto, vale a pena salientar que, apesar do Arco Musical ter chegado ao Brasil por intermédio dos negros africanos, isto não implica que tenha sido criado por estes. Emília Biancarde, na obra Raízes Musicais da Bahia, diz

Gunga: O símbolo do Poder...O guardião da voz.

Gunga: O símbolo do Poder...O guardião da voz. A palavra gunga, da mesma forma que jiló, bunda, caçula, kalunga, samba, quilombo, muleque, curinga, xingar, ginga, missanga, quiabo, dendê, tanga, quitanda, canjica, calango, cafuné, bamba, candomblé’, entre outras que, enriqueceram o português falado no Brasil, pertencem  ao tronco linguístico Bantu de Angola e do Congo, precisamente.Gunga, ou melhor N’gunga, palavra pertencente a vários idiomas Angolanos como o Umbundu, o Kimbundu, o Kikongo, e o Lingala,  significa “Sino”.   Ongunga = O sino.Na cultura da minha etnia, os povos Ovimbundu do planalto de Benguela, o gunga (sino) não se refere apenas ao instrumento de percussão em forma de ferradura. Tradicionalmente, o gunga, de boca única ou dupla, simboliza autoridade máxima, um emblema de poder que, pode aparecer em substituição do termo Soma Inene, significando o grande rei.  O rei, que recebe o gunga como herança, nunca se distancia dele e, como objecto específico para real

O caxixi.

O caxixi, instrumento da percussão afro-brasileira que está inserido na perspectiva de manifestações populares, mais conhecido pela parceria com o berimbau na capoeira. A produção e utilização sonora de caxixis, também chamados chocalhos de cesto, em atividades de educação musical no ensino básico é uma opção com múltiplos aspectos positivos, entre eles:  a) a prática da cestaria, atividade ancestral capaz de desenvolver habilidades motoras;^  b) através da confecção do caxixi estimula-se a percepção da transformação de materiais orgânicos - cipó, cabaça e sementes - em produç ão sonora; c) as inúmeras possibilidades rítmicas com caxixis. O caxixi é um pequeno chocalho feito de palha trançada com a base de cabaça (Cucurbita lagenária,Lineu) cortada em forma circular e a parte superior reta, terminando com uma alça da mesma palha. (...) No interior do caxixi, há sementes secas, que ao sacudir dá som característico (REGO apud. KASADI, 2006:99). Em “Contribuiç