Pular para o conteúdo principal

A Capoeira e Brasileira ou Africana?


Brasileira ou Africana  

A Capoeira de fato surgiu pela necessidade de liberdade de um povo, mais não necessariamente de dentro de um tumbeiro.  Existem muitas  lendas sobre a capoeira, baseando-se no feito  de  Rui Barbosa, que no  dia 15/12/1890, quando ministro da fazenda do governo do presidente Manoel Deodoro da Fonseca, mandou queimar documentos sobre a escravidão negra no Brasil, cada historiador apresenta  uma  versão  sobre a capoeira.  Eu já li algumas, será que alguém não fantasiou algo?.

Caros amigos, na minha opinião a capoeira  não  é  africana e nem  tampouco Afro-Brasileira, a capoeira surgiu com os negros ladinos, nascidos no Brasil.  A  CAPOEIRA  NÃO É CULTUADA NO BRASIL,  ELA NASCEU NO BRASIL!

Em  1559, D. João legalizou  a importação  de  escravos para o Brasil, tendo os navios desembarcados nos portos do: Recife, Rio de janeiro e Bahia, escravos vindos de Angola, Guiné, Moçambique e Luana.


Estes negros contribuíram muito com o desenvolvimento de palmares, através de seus conhecimentos e técnicas  em varias áreas tais como: A agricultura, artesanato, pesca, montaria e o cultivo das palmeiras. Assim fizeram de   palmares uma verdadeira Angola-Janga.


Os Africanos  trouxeram  também   suas crenças e  manifestações, o candomblé é africano e por ser cultuado no  Brasil, sem duvidas ele é Afro-Brasileiro.

Quanto  a  Capoeira,  será que  a África  não se manifestaria se ela fizesse parte de sua cultura? Claro que sim!. Isso nunca ocorreu tendo em vista que na África nunca existiu  a  luta capoeira!  ( Existe um cântico de capoeira que diz  que  o mestre Pastinha foi à África,  mostrar  a  capoeira do Brasil.   Na minha opinião ele mostrou sem duvida uma excelente capoeira, porém, não pode ver o mesmo. )
A capoeira é Brasileira, n'golo não é Capoeira assim como Jiu-jitsu não é Judô.

A capoeira nasceu no Brasil,  onde  devemos considerar as  culturas  e  hábitos  do  povos  negros e indígenas da  região.   Já que  a origem da palavra  capoeira  é Tupi-guarani, a capoeira pode ter surgido através da integração  destes povos.


Infelizmente existem  pessoas que teimam  em querer "importar" a capoeira, porém,  para mim o seu maior valor é ter nascido no Brasil.  Já treinei outras lutas, mais falar a minha língua é muito melhor!

Amigos eu não tenho dúvidas à capoeira é Brasileira, sabe porque?
Em 1712 - Rafael Bruteal , registrou pela primeira vez o vocábulo capoeira.
Em 1890 - Manoel Deodoro da Fonseca, assinou a proibição da capoeira.
Em 1937 - O presidente Getulio Torneles Vargas, liberou a capoeira como folclore brasileiro.
Em 1972 - O General Eurico de Andrade Neves Filho, presidente CBP (confederação brasileira de pugilismo), assinou o primeiro regulamento técnico de capoeira no Brasil.
Em 1973 - O presidente Emilio Garrastazu Medisse, liberou o registro da capoeira como arte marcial.
Em 1974 - Ernesto Gazeou, fez o primeiro seminário sobre a capoeira. 


  • Nos dias de hoje existe muitos capoeiristas inventando coisas para se destacarem, chegando a terem dúvidas em movimentos do seu próprio estilo.

  • Um vez um aluno do grupo me perguntou: 
    Mestre, eu vi em uma roda de capoeira colocarem duas navalhas cruzadas no pé do berimbau e cantaram uma ladainha, o que significa?
    Eu lhe respondi:
    Menino, nem tudo que se vê deve ser copiado. Eu não sei o motivo, só sei que não se canta ladainha para o jogo de navalha, agora, estando na roda se alguém puxar uma navalha pra você, é melhor correr!


Fonte:  (Mestre Vieira)
Pesquisa e Edição: Josenilton Lisboa (Bucsapé Capoeira) 
Artes: Professor Buscapé.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo Sobre o Berimbau!

Berimbau A Lenda do Berimbau Uma menina saiu a passeio. Ao atravessar um córrego abaixou-se e tomou a água no côncavo das mãos. No momento em que, sofregamente, saciava a sede, um homem deu-lhe uma forte pancada na nuca. Ao morrer, transformou-se imediatamente num arco musical: seu corpo se converteu no madeiro, seus membros na corda, sua cabeça na caixa de ressonância e seu espírito na música solene e sentimental. (Conto existente no leste e no norte africano) (Texto retirado da Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia) nº 80 de 1956. Origem A introdução deste instrumento no Brasil foi feita com a chegada dos negros Bantos, mais precisamente pelos Angolanos, cuja a cultura é uma das mais antigas de África. No entanto, vale a pena salientar que, apesar do Arco Musical ter chegado ao Brasil por intermédio dos negros africanos, isto não implica que tenha sido criado por estes. Emília Biancarde, na obra Raízes Musicais da Bahia, diz

Gunga: O símbolo do Poder...O guardião da voz.

Gunga: O símbolo do Poder...O guardião da voz. A palavra gunga, da mesma forma que jiló, bunda, caçula, kalunga, samba, quilombo, muleque, curinga, xingar, ginga, missanga, quiabo, dendê, tanga, quitanda, canjica, calango, cafuné, bamba, candomblé’, entre outras que, enriqueceram o português falado no Brasil, pertencem  ao tronco linguístico Bantu de Angola e do Congo, precisamente.Gunga, ou melhor N’gunga, palavra pertencente a vários idiomas Angolanos como o Umbundu, o Kimbundu, o Kikongo, e o Lingala,  significa “Sino”.   Ongunga = O sino.Na cultura da minha etnia, os povos Ovimbundu do planalto de Benguela, o gunga (sino) não se refere apenas ao instrumento de percussão em forma de ferradura. Tradicionalmente, o gunga, de boca única ou dupla, simboliza autoridade máxima, um emblema de poder que, pode aparecer em substituição do termo Soma Inene, significando o grande rei.  O rei, que recebe o gunga como herança, nunca se distancia dele e, como objecto específico para real

O caxixi.

O caxixi, instrumento da percussão afro-brasileira que está inserido na perspectiva de manifestações populares, mais conhecido pela parceria com o berimbau na capoeira. A produção e utilização sonora de caxixis, também chamados chocalhos de cesto, em atividades de educação musical no ensino básico é uma opção com múltiplos aspectos positivos, entre eles:  a) a prática da cestaria, atividade ancestral capaz de desenvolver habilidades motoras;^  b) através da confecção do caxixi estimula-se a percepção da transformação de materiais orgânicos - cipó, cabaça e sementes - em produç ão sonora; c) as inúmeras possibilidades rítmicas com caxixis. O caxixi é um pequeno chocalho feito de palha trançada com a base de cabaça (Cucurbita lagenária,Lineu) cortada em forma circular e a parte superior reta, terminando com uma alça da mesma palha. (...) No interior do caxixi, há sementes secas, que ao sacudir dá som característico (REGO apud. KASADI, 2006:99). Em “Contribuiç