Pular para o conteúdo principal

Movimento Unidos Pela Capoeira Promove Conferências Via Whatsapp.

O Movimento Unidos Pela Capoeira no Whatsapp, está realizando Conferência, com Mestres, Contramestres, Professores, Instrutores, Monitores, onde estes falam sobre seus projetos, eventos que criaram, falam de suas experiência na Capoeira, viagens, falam também de suas formações acadêmicas e de que forma elas contribuirão para uma melhoria na capoeira e na sua vida.

Tivemos já alguns conferências realizada confiram:

Terça Feira 30/06/2015 Mestre Gilvan  Capoterapia Mestre Gilvan da Capoterapia.

Mestre Gilvan Nesta conferência, sanou duvidas em ralação a capoterapia de diversos integrantes do grupo. Falou também sobre sua vida na capoeira, suas experiência.

Quarta 01/07/2015 Mestre Touro.

Mestre Touro de Teresina-PI Falando sobre a Copa Estácio CEUT, o Mestre falou sobre o início e o desenvolvimento da Copa, falou também sobre a forma de selecionar os Jurados, Sobre os tipos de estilo de jogo dentro da Copa Estácio CEUT, Falou sobre sua opinião sobre a profissionalização da capoeira.

Quinta 02/07/2015 Mestre Corujão Capoeira Capoeira

Mestre Corujão de Teresina-PI falou sobre o Movimento Casa do Capoeira, a ideia, o que e o movimento casa do capoeira, como funciona sanando a duvida de muitos.
Falou sobre sua opinião em diversos assuntos da Capoeira do Piauí e do Brasil.
Manifestou sou opinião sobre a capoeira da atualizade.
Falou sobre o seu evento Eu Vou berimbau me chamou, e dos seus 20 anos que ministra aula na ADUFPI e 40 anos de idade que serão comemorados neste evento.

Dia Quarta 08/07/2015 Contramestre Marcio Wagner (CM Tropeço)

Contramestre Falou sobre sua monografia do seu curso de Educação fisica, que foi totalmente voltada a capoeira.
Falou sobre sua experiencias, suas viagens, de capoeira.
Falou Sobre a Educação Física na capoeira.
Falou sobre assuntos diversos conforme perguntas dos integrantes deste grupo.
Falou sobre a profissionalização da capoeira.
Manifestou sua opinião sobre a capoeira da atualidade.

Dia Quinta 09/07/2015

Tivemos Mestrando Paulinho Velho, Este se prontificou de falar em assuntos diversos da capoeira.
Falou sobre a capoeira como em modo geral.
Deu sua opinião sobre a capoeira nos dias de hoje.
Falou Sobre Mestre Camisa.
Falou Sobre a Benguela.
Falou Sobre a ABADA capoeira, tirando todas as duvidas.
Dentre muitos outros assuntos sendo o mais sabatinado das conferências

Hoje sexta dia 10/07/2015 Contramestre Popó Confiança Brasil.

Contramestre se propôs a falar do festival axé Dendê que e realizado anualmente na cidade de Fortaleza-CE. E já entrou no calendário da capoeira do estado Ceará e do Brasil.

Vai falar também de suas experiência como Compositor e de seus Cds gravados. Também nós contando um pouco de sua vida.

E será sabatinado pelos Integrantes que no grupo estão.

Ideia novo do Unidos pela capoeira, que visa levar conhecimento aos que estão longes, e aqueles que não tem a oportunidade de viajar para conhecer e ter uma convivências com estes convidados.

Só serão adicionados ao grupo aqueles que se propõem a interagir nas conferências e estar participando do grupo.

Não permitimos brincadeiras no grupo, Não permitimos postagens de Musicas, Fotos, Imagens, e assuntos que não sejam relacionado a capoeira.

Não permitimos a interrupção das conferências com  postagens, imagens, musicas.

O descumprimentos destas  Regras causaram o desligamento imediato do Grupo.

Desde Já Agrademos .

Josenilton Lisboa Buscapé Capoeira
Administrador e Fundador do Movimento Unidos pela Capoeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo Sobre o Berimbau!

Berimbau A Lenda do Berimbau Uma menina saiu a passeio. Ao atravessar um córrego abaixou-se e tomou a água no côncavo das mãos. No momento em que, sofregamente, saciava a sede, um homem deu-lhe uma forte pancada na nuca. Ao morrer, transformou-se imediatamente num arco musical: seu corpo se converteu no madeiro, seus membros na corda, sua cabeça na caixa de ressonância e seu espírito na música solene e sentimental. (Conto existente no leste e no norte africano) (Texto retirado da Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia) nº 80 de 1956. Origem A introdução deste instrumento no Brasil foi feita com a chegada dos negros Bantos, mais precisamente pelos Angolanos, cuja a cultura é uma das mais antigas de África. No entanto, vale a pena salientar que, apesar do Arco Musical ter chegado ao Brasil por intermédio dos negros africanos, isto não implica que tenha sido criado por estes. Emília Biancarde, na obra Raízes Musicais da Bahia, diz

Gunga: O símbolo do Poder...O guardião da voz.

Gunga: O símbolo do Poder...O guardião da voz. A palavra gunga, da mesma forma que jiló, bunda, caçula, kalunga, samba, quilombo, muleque, curinga, xingar, ginga, missanga, quiabo, dendê, tanga, quitanda, canjica, calango, cafuné, bamba, candomblé’, entre outras que, enriqueceram o português falado no Brasil, pertencem  ao tronco linguístico Bantu de Angola e do Congo, precisamente.Gunga, ou melhor N’gunga, palavra pertencente a vários idiomas Angolanos como o Umbundu, o Kimbundu, o Kikongo, e o Lingala,  significa “Sino”.   Ongunga = O sino.Na cultura da minha etnia, os povos Ovimbundu do planalto de Benguela, o gunga (sino) não se refere apenas ao instrumento de percussão em forma de ferradura. Tradicionalmente, o gunga, de boca única ou dupla, simboliza autoridade máxima, um emblema de poder que, pode aparecer em substituição do termo Soma Inene, significando o grande rei.  O rei, que recebe o gunga como herança, nunca se distancia dele e, como objecto específico para real

O caxixi.

O caxixi, instrumento da percussão afro-brasileira que está inserido na perspectiva de manifestações populares, mais conhecido pela parceria com o berimbau na capoeira. A produção e utilização sonora de caxixis, também chamados chocalhos de cesto, em atividades de educação musical no ensino básico é uma opção com múltiplos aspectos positivos, entre eles:  a) a prática da cestaria, atividade ancestral capaz de desenvolver habilidades motoras;^  b) através da confecção do caxixi estimula-se a percepção da transformação de materiais orgânicos - cipó, cabaça e sementes - em produç ão sonora; c) as inúmeras possibilidades rítmicas com caxixis. O caxixi é um pequeno chocalho feito de palha trançada com a base de cabaça (Cucurbita lagenária,Lineu) cortada em forma circular e a parte superior reta, terminando com uma alça da mesma palha. (...) No interior do caxixi, há sementes secas, que ao sacudir dá som característico (REGO apud. KASADI, 2006:99). Em “Contribuiç